Buscar
  • Editora Pendragon

4 DICAS PARA SAIR DA FAMOSA "RESSACA LITERÁRIA"

Atualizado: 13 de jul.

Quem nunca terminou um livro e infelizmente foi acometido por esse mal, não é?



Como escritores e leitores, estamos constantemente entrando em contato com grande volume de leituras. Para piorar o quadro, somos expostos a uma enorme quantidade de informações das redes socais, até as pequenas leituras cotidianas de trabalho. Por isso, às vezes, acabamos concentrando nossas energias em uma determinada tarefa e por isso nos sobrecarregamos (talvez até em alguns momentos exageramos).


Seja como for, a famosa ressaca literária acomete de vez em quando todo mundo e pode durar períodos longos, em que nós leitores queremos ler nossas obras e histórias desejadas para buscar conforto, mas não conseguimos nem mesmo dar o pontapé inicial.


Se você está passando por essa fase, ou de repente quer ajudar alguém que está e também se precaver, dá uma olhada nessas dicas que vão te ajudar a derrotar esse monstro cuspidor de dores de cabeça!



Dica n.º 1 - Apegue-se ao seu gênero preferido


Para sair de uma ressaca, você tem que relembrar seu cérebro dos prazeres da leitura. Comece aos poucos, lendo aquilo que em primeiro lugar já tem uma vibe que você se sinta confortável. Todos temos um gênero no qual nos identificamos mais e que aquece mais o nosso coração! Recomece com uma obra que seja desse gênero, a passos pequenos e firmes.


Dica n.º 2 - Escolha começar pelo "leve"


Se você está totalmente mergulhado e afogado na ressaca, então provavelmente alguma leitura muito densa ou intensa sobrecarregou sua mente. Portanto, para recomeçar, é preciso escolher algo mais tranquilo e doce de se saborear. Aqueles livros com histórias que nos deixam alegres e que nos fazem imergir em uma realidade gostosa de estar! Evite as obras de narrações mais densas e aposte em mangás, quadrinhos e clássicos infanto-juvenis.






Dica n.º 3 - Não exagerar é o segredo


O nosso cérebro é eficiente, mas lento muitas vezes para assimilar as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Para sair de um contexto de stress ou angústia e emergir em algo novo, precisamos de tempo. Seres humanos não são máquinas e um clique de botão não vai nos mudar da água para o vinho! Então recomece as leituras aos poucos, não se force a continuar quando estiver cansado, faça pausas se preciso durante a leitura. Lembre-se sempre de que a melhora é uma escada com muitos degraus e que se deve subir um de cada vez.


Dica n.º 4 - Não se esqueça de se divertir


Uma emoção positiva sempre supera uma sensação de obrigação! Volte a ler para voltar a se entreter com os diversos mundos maravilhosos que podemos acessar através da leitura, mas não se cobre demais. Ao colocar pressão e foco em demasia sobre uma emoção, podemos sobrecarregá-la ainda mais. Mantenha seu ritmo e se permita saborear a obra vagarosamente para reencontrar sua vontade de voltar a devorar os livros!



Gostou das nossas dicas? Quero saber de você aí, qual foi a ressaca literária mais longa em que esteve?!






Nathália P Andrade

Graduada em Psicologia

Autora Pendragon

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo