top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Curiosidades literárias

Então você lê, mas você conhece o nome de todos os elementos de um livro?


Amantes leitores e fãs de dragões, de muita alegria, curiosidades do folclore e resenhas vive nosso querido Blog... por que também não viver do conhecimento literário?! Discutimos aqui um pouco sobre gêneros e subgêneros, também debatemos a respeito de alguns fatos interessantes sobre a escrita, mas hoje trouxe para vocês informações que podem parecer ultrassecretas, apenas porque são pouco divulgadas ( calma, não me abandone ainda, vocês vão entender aonde eu quero chegar).





O que é um livro além de um conjunto de páginas recheadas de conhecimento, história, palavras recheadas de sentido, sentimentos, vida e morte?! Nós sabemos que existem livros que contam história verídicas, dados e estudos, pesquisas e memórias. Ao mesmo tempo também temos os livros de ficção que nos apresentam mundos secretos, tramas nunca vistas, inventadas, cheias de aventuras e dramas emocionantes! Porém existe uma coisa que todos os livros têm em comum (além do fato de que todos são escritos por alguém): eles são compostos por partes e cada uma delas tem um nome.


Como assim partes? Bom, se os livros tivessem um corpo ( o que no geral eles têm, mas não tão vivo quanto os dos seres humanos) poderíamos dizer que as partes do corpo de um livro geralmente obedecem um padrão. A parte mais conhecida do livro geralmente é capa, a qual todos nós NÃO/ SUPER usamos para julgar o que pode estar dentro desse objeto precioso. E como se chamam as outras partes? Geralmente a mais famosa depois da capa, aquela que DEFINITIVAMENTE NÃO usamos para marcar aonde paramos na leitura é até conhecida: a orelha. Mas agora que eu citei as partes obvias você consegue pensar em mais alguma?


Então vamos fazer um jogo e desvendar a anatomia dos livros?



No (2) temos a famosa orelha! Mas atenção, geralmente elas são duas, na primeira orelha (2) teremos geralmente uma breve descrição sobre a história do livro, ou ainda, os comentários críticos de quem ja leu a obra. Já na segunda orelha (11) vamos ter um pouco de conhecimento sobre o autor que escreveu a obra.


E o (13) é aquela parte do livro que geralmente fica amostra na nossa instante ( e quando os livros são partes de uma série torcemos secretamente para que essas partes a amostra formem um desenho ou símbolo haha), está seria a lombada.


O (4) é a famosa capa, por onde o leitor tem acesso a primeira impressão de qualquer livro. Ela pode ser fundamental para despertar interesse em abri-lo e de fato buscar na quarta capa (12) ou na primeira orelha (2) um pouco mais sobre a história.


Nós vamos ter outras partes essenciais também, como a diagramação, o prefácio, sumário e até mesmo o prólogo. Sem falar dos elementos que não podem ser vistos de forma física em um exemplar, mas fazem parte da divisão da trama como clímax, a reviravolta, o anticlímax, etc. Precisaremos de outra matéria para entrar em mais detalhes a respeitos destes.


Interessante, ou perda de tempo esse conhecimento? Se vocês gostariam de conhecer mais sobre a anatomia dos livros ou se você sabe o restante dos nomes numerados acima comenta aqui!






Nathália P Andrade

Autora Pendragon

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page