top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Euforia e medo na Sexta...13!

Mas de onde veio esse mito da sexta feira 13?






Existem várias vertentes que trazem seus mais variados significados para a sexta-feira 13 e vamos verificar alguns deles para tentar entender como essa data surgiu e o que ela representa.


De acordo com a tradição ocidental o número treze refere-se a um número de azar e quando a sexta-feira cai no dia 13 é considerado um infortúnio. Além disso, pessoas mais supersticiosas deixam de fazer alguns hábitos. Por outro lado, o medo que algumas pessoas têm da data é desconhecido.



CRISTIANISMO

Versões e teorias citam a má fama da data como algo ligado à santa ceia, que aconteceu numa quinta-feira e, somado a Jesus, tinham 13 pessoas na mesa onde um deles era o traidor, Judas, e no outro dia seria a crucificação de Jesus, numa sexta-feira.

Essa Imperfeição do número 13 também se dá pelo constante número 12 que é citado como algo bom e perfeito (12 tribos de Israel, 12 discípulos) destoando da numeração.


MITOLOGIA

Seguindo as histórias de origem nórdica, o deus Odin teria convidado outros 12 deuses para um grande banquete de celebração. Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado e armou uma emboscada que resultou na morte de um dos deuses convidados, sendo assim, ao longo dos anos dizem as superstições que um encontro com 13 pessoas sempre dará em tragédia e confusão.

Em outra vertente, a deusa Frigga, esposa do deus Odin, saía às sextas-feiras juntamente com o demônio e outras 11 entidades para rogar pragas contra a humanidade. Pois, ela teria sido "demonizada" pela igreja católica enquanto a entidade religiosa tentava forçar a conversão dos bárbaros.


HISTÓRIA E DIAS ATUAIS

De acordo com histórias da monarquia francesa, o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência que a igreja estava exercendo em seu reinado. Então, ele decidiu se juntar à ordem dos templários, mas foi recusado. Com raiva, ele teria mandado perseguir os templários numa sexta-feira 13 de Outubro de 1307.

Ao longo dos anos, as pessoas começaram a evitar cruzar com gato preto, passar debaixo de escadas, quebrar espelhos e outras crendices.


CULTURA POP

Em meados dos anos 80 e com a explosão de filmes de terror slasher, sexta-feira 13, do icônico personagem Jason Voorhees deu espaço e ganhou força para o "dia do azar" que perpetua até os dias de hoje com filmes, livros e games a respeito do tema.


Você já sabia? Comenta aqui o que você vai fazer nessa sexta feira 13!







Landerson Rodrigues

Autor Pendragon

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page