top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

O que é Horror Cósmico?



Você já tinha ouvido falar desse termo?



É um subgênero pouco explorado no mundo da literatura e dos filmes, isso se compararmos com os outros subgêneros que existem como thriller e mistério, por exemplo. Entretanto, ele é o responsável por inspirar muitos autores na nossa geração.

Stephen King e Junji Ito são dois grandes autores contemporâneos que tiveram influência do cosmicismo, isso prova que esse subgênero cruzou fronteiras a fora.

Embora seja conhecido como Horror Lovecraftiano e ganhou a consolidação pelo H. P. Lovecaraft, a origem dele não veio deste renomado autor. Os primeiros rastros de escrita do horror cósmico começam com Edgar Allan Poe, mas a fonte de nascimento vem da literatura Weird, que é a precursora da ficção científica.


Criado pelo autor Sheridan Le Fau, a literatura weird (esquisito, em tradução livre do inglês), começou a classificar uma nova onda de histórias sobrenaturais que surgiam no século XIX. Essas histórias fugiam dos temas religiosos e monstros convencionais e davam lugar aos medos e criaturas escondidas nos cosmos do universo. Apesar de ser um estilo distinto há um mix de gêneros que permeiam a literatura weird como: fantasia, terror e ficção científica. Ela utiliza elementos como o surrealismo, o insólito, o desconhecido, expondo o ser humano a vastidão do universo cósmico.


Assim como suspense e thriller, nem todas as histórias weird são horror e vice-versa, pois são independentes de acordo com a criação do autor. O cosmicismo explora bastante a insignificância do ser humano perante o universo e o contato com algum tipo de conhecimento que os humanos não conseguem suportar. Prega bastante sobre o indescritível onde cenários, monstros e narrativas fogem da imaginação humana.


Características do Horror Cósmico:


- Raça humana indefesa.

- Paranoia social.

- Histeria coletiva diante desastre cataclismo.

- Criaturas grotescas e inimagináveis.

- Falta de esperança.

- Pessimismo diante situação calamitosa.

- Medo do desconhecido.

A revista Pulps que foi de grande sucesso na década de 1920 – 1930 foi onde H. P. Lovecraft escrevia seus contos cósmicos e popularizou o gênero. Sendo também o primeiro autor a estudar sobre a literatura weird. E claro, deixou um legado fundamental onde outros autores se espelham até os dias de hoje.






Landerson Rodrigues

Autor Pendragon

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page