Buscar
  • Editora Pendragon

O que é RPG de mesa?

O nome você já ouviu, mas realmente sabe o que é?




Para aqueles que ainda não estão sabendo, nossa editora tem agora um canal na plataforma de stream Twitch, onde traremos diversos conteúdos que serão iniciados aos poucos nas próximas semanas. Dentre esses conteúdos, teremos conversas com nossos hosts e convidados sobre cultura pop e temas relacionados à literatura, entrevistas com nossos autores, reuniões do nosso clube do livro e também, é claro, lives de RPG de mesa. É justo então que antes de mais nada, para aqueles que já ouviram falar do “tal do RPG”, mas que ainda não sabem do que se trata, que expliquemos o que é o dito cujo! Vem comigo neste artigo pra aprender um pouquinho sobre esse hobby incrível!


O Surgimento


As primeiras versões do que conhecemos hoje como RPG de mesa, surgiram em meados de 1974 com dois Americanos: Gary Gygax e Dave Arneson. Estes dois jogavam um jogo de tabuleiro chamado Chainmail, e quando as regras do jogo não os permitiram fazer o que queriam, eles as adaptaram, criando assim uma versão inicial do que viria a se tornar o Dungeons & Dragons, o jogo de RPG de mesa mais popular de todos os tempos, cuja adaptação para a TV, mais tarde entreteve a infância de muitos jovens dos anos 1980 e 1990 (e até mesmo 2000, se você como eu assistia à TV Globinho kkk) com o desenho “Caverna do Dragão”.


Mas o que é?


O RPG de mesa é, basicamente, um jogo de interpretação de papéis. Nele, cada jogador assume o controle de um personagem e cria a sua própria história, assim como sua ficha de habilidades, que por sua vez dita aquilo que o personagem é capaz, ou não, de fazer. E então surge a figura do mestre. O mestre em uma partida de RPG é aquele que fica encarregado de propor uma história, uma narrativa, aos jogadores, além de controlar o mundo e todos os seres que o habitam. Juntos, então, com os jogadores escolhendo como vão prosseguir de acordo com os personagens que estão interpretando, e com o mestre dizendo como o mundo reage a essas escolhas, a aventura começa.





E como se joga?


Existem diversos sistemas de RPG, com diferentes maneiras de se jogar, mas o mais famoso de todos é o “Sistema D20”. Tenho certeza que você, mesmo que nunca tenha jogado RPG de mesa, já ouviu falar no famoso dado D20. Se não ouviu, joga aí no Google rapidinho e dá uma olhada nessa belezinha que é a paixão, e também o ódio, de todo RPGista. Sistemas que seguem o padrão D20, utilizam esse dado para determinar sucessos ou falhas durante a aventura. Por exemplo: Digamos que um dos personagens jogadores seja um Elfo mago, e ele esteja investigando uma anomalia mágica que apareceu do nada no meio de uma cidade movimentada. Ao se aproximar do estranho cristal reluzente e observá-lo com atenção, o mestre pede que o jogador faça um teste de Arcanismo. Para realizar o teste, é necessário que ele use o dado D20. Com um resultado médio, as informações que ele conseguirá obter serão médias também. Com um resultado alto, serão altas. E se o resultado for baixo demais, pode ser que ele não consiga obter informação alguma.


Então é só rolar dados?


De maneira alguma! Lembre-se que o RPG de mesa é um jogo de interpretação, e aquilo que o seu personagem diz ou faz é tão importante quanto, talvez até mais, do que os valores dos dados. Talvez nosso Elfo mago não consiga sozinho descobrir o mistério do cristal reluzente, mas se conseguir ajuda de seus amigos, quem sabe… O RPG é também um jogo de cooperação, um exercício no qual uma história é construída em conjunto, cujo objetivo é, acima de tudo, a diversão! No final das contas, com sucessos épicos ou falhas críticas, se você deu boas risadas e se divertiu, isso é tudo o que importa.


E então? Agora que você já tem uma ideia sobre o básico do básico do RPG de mesa, pronto para aprender de verdade? Que ótimo! Porque muito em breve as aventuras dos Dragões na Twitch vão começar, e eu espero todos vocês por lá! Fique de olho nas nossas redes para saber certinho quando as datas forem anunciadas! Gostou desse post? Compartilha com os seus amigos e comecem hoje mesmo a sua primeira aventura de RPG






Eduardo Krauze

Autor Pendragon

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo