Você sabe o que é o terror psicológico no universo literário?
Antes de tudo, precisamos recapitular dois importantes conceitos:
Terror: Tudo o que for sugestivo, que causa antecipação, nervosismo, que foca no emocional e descarta o visual.
Horror: Tudo o que for visual e de aparência grotesca causando repulsa física.
Ou seja, o terror psicológico é ligado aos transtornos da mente e focado no desequilíbrio emocional das personagens. Aqui, não vai entrar histórias de monstros, sustos ou assassinos. O medo, nessas histórias, é retratado como algo obscuro dentro dos humanos, é na verdade aquilo de podre e que não temos coragem de encarar. Ou seja, é mais voltado para o drama do personagem e os problemas enfrentados por ele de uma forma psicodélica. As histórias com foco em sangue, monstros e assassinos são encaixados no horror.
Quais características vamos encontrar nessas histórias?
Medo Íntimo: São os medos obscuros do subconsciente, aquilo que nossa mente se recusa a enxergar que, quase sempre, está ligada a traumas e transtornos passados.
Vulnerabilidade: É a parte da história em que as fraquezas emocionais das personagens são expostas. Levando a audiência seus medos mais profundos, aquilo que deixa a pessoa fraca.
Sentimento: O roteiro sempre vai focar em fazer o público sentir e não ver. O mal fica subentendido aumentando a sensação de tensão e angústia exposta.
Conflitos Mentais: A maior parte da história gira em torno disso, dos conflitos, anseios, devaneios e paranoias psicológicas dos personagens.
Catarse: Para esse tipo de narrativa funciona como a libertação após uma forte descarga emocional, que muitas das vezes é pela violência. Ocasionando a transformação do personagem.
Paranoia: Caracterizado como um estado constante de ansiedade, medo e desconfiança, é o elemento principal do terror psicológico, pois a narrativa costuma trazer a paranoia do personagem para o público causando desconforto e mostrando a mente enlouquecendo aos poucos.
Simbolismo: A maioria dessas histórias contém simbologia, pois é algo que marca a ideia de mistério, além de trazer reflexão ao estado mental dos personagens.
Dúvida: A trama se resume a dualidade de fazer a audiência distinguir o que é realidade e o que é ilusão. Trazendo sentimento como a angústia de nada parecer o que parece e a dúvida se o personagem é confiável.
Ou seja, o terror psicológico tende a trabalhar com temas como: o ser humano, suas questões existenciais, traumas, conflitos, transtornos psicológicos e a sociedade como um todo. Infelizmente, a grande maioria do público tende a achar essas obras “chatas”, pois o foco é justamente no sentimento não no visual.
Agora que você já sabe disso, comente aqui quais obras você já leu/viu desse gênero, como indicação deixo o meu livro “Perfeita Imperfeição”.
Landerson Rodrigues
Autor Pendragon
Comments