top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Pendragon + Folclore

O que alguns livros da Editora Pendragon e a série brasileira “Cidade Invisível” tem em comum? Seres folclóricos!





A primeira temporada da série brasileira da Netflix “Cidade Invisível” foi um sucesso em 2021. A série conta a história de Eric, um policial ambiental que descobre um mundo oculto de entidades mitológicas do folclore brasileiro, enquanto busca uma conexão entre a morte de sua esposa e a misteriosa aparição de um boto-cor-de-rosa morto em uma praia do Rio de Janeiro.


Personagens como a Cuca, Iara, Saci, Curupira, Corpo Seco e Tutu ganharam o coração do público dando destaque a nossa cultura e gerando um grande engajamento por parte do público nas redes sociais. A série revive o folclore brasileiro, atraindo a atenção inclusive das novas gerações.


Damos destaque à icônica Iara interpretada por Alessandra Negrini e ao Tutu, um ser folclórico que muitos não conheciam. No estado da Bahia, a fama do Tutu Marambá é de um ser brigão e de grande força, sendo associado com o porco-do-mato. Acredita-se que sua origem tenha vindo de cantigas da cultura europeia e africana, uma vez que o nome deriva de quitutu, expressão do idioma quimbundo que significa “ogro” ou “papão”. Por isso, ele também é associado a figura do bicho-papão.


A segunda temporada da série está prevista para começar neste mês de março e a expectativa só aumenta para ver os novos seres folclóricos que serão inseridos na trama.

Mas, enquanto a segunda temporada não tem início, vou deixar aqui dicas de livros da Editora Pendragon com temática de folclore brasileiro:


O exército de imortais - Folclórika Volume 1

Glauco J S Freitas


Sinopse:

Amaldiçoado pela gigantesca cobra de fogo, Mboi Tatr, o reino de Akakor há séculos vive em uma guerra desigual contra criaturas ferozes e imortais. Com pouca esperança, seus líderes não sabem que estão sendo traídos por um grupo que busca incansávelmente ver a segunda maldição de Mboi Tatr se concluir: a de que voltaria a vida para consumir o mundo em chamas. Mas, o mestiço Räel, um encantador de flechas, ao descobrir o plano macabro, sai no encalço do grupo a fim de impedí-los, para isso colocará sua vida em risco quando poderes muito maiores que os seus entram no conflito.


A sala dos oito espelhos - Folclórika Volume 2

Glauco J S Freitas


Sinopse:


Após ter sido incapaz de impedir o Ventríloquo de Mortos no Monte Nhaminiwi, Räel é enviado para o subterrâneo de Akakor a fim de ajudar Kar'Amuru, um Mob'Uraxiba kuru, a resgatar parte de sua tribo feita prisioneira pelos capelobos. A trilha deixada pelo inimigo os levará direto aos cofres da Akadêmica, onde, além de outros artefatos, um poderoso grimório foi selado. Mais uma vez o encantador de flechas terá de enfrentar o magista negro, mas desta vez, não estará sozinho: magistas, kury, arcontes e príncipes entrarão na luta para evitar que o inimigo torne a vencer.

Em uma aventura repleta da nossa rica mitologia, A Sala dos Oito Espelhos, continuação do Exército dos Imortais vai te transportar mais uma vez para os segredos que nosso folclore esconde.


Luz da Lua – A caçada do imortal

Diego Medeiros


Sinopse:


Em dezembro de 2012, como os maias previram, uma série de catástrofes naturais quase acabaram com a humanidade. A reconstrução da civilização trouxe enormes mudanças, e em 2048, o mundo está completamente diferente. É nessa nova realidade que vive Milena, uma jovem que tem sua vida alterada drasticamente quando um ataque de monstros ceifa a vida de seus amigos e família, ao mesmo tempo em que ela descobre ser também um monstro com poderes que nunca havia imaginado. Em sua jornada por vingança e pela verdade, ela terá o auxilio de jovens feras assim como ela, uma instrutora linha dura que conhece sua mãe desaparecida, uma mulher com uma condição única e um caçador imortal. Mergulhe em um mundo de aventura, terror e suspense no primeiro volume da saga Luz da Lua.


A deusa da água

Fernanda Fernandes


Sinopse:


Amymarie Falk está com o seu destino selado. Ela era uma garota comum até se esbarrar em uma estranha que tentou matá-la. Entre ameaças de morte, perseguições, deuses e criaturas que até então não passavam de lendas do folclore, é revelado a ela um grande segredo sobre sua família.


Para piorar, Amy descobre que representa um grande perigo para si mesma e para a humanidade. Amaldiçoada desde o nascimento a garota terá de fazer escolhas que definirão se o mundo cairá em desgraça ou encontrará a luz.

As portas do inferno estão se abrindo e a chave para trancá-las está perdida. Agora, com a ajuda de seus amigos, Amy deverá fechar a passagem infernal antes que a guerra comece...


As Crônicas de Hannah – A Chave de Mizi

Margarida Marilu Marcos


Sinopse:


Os irmãos Rodrigo, Bruna e Clara Bragança só possuem duas certezas em suas vidas: a orfandade e um passado repleto de bullying. Desde pequenos, são criados pela terrível família Pimentel até que, certo dia, um misterioso advogado e amigo de seus pais aparece na casa em que vivem e tudo muda.

Agora vão viver em uma pequena e simpática cidade, no interior de São Paulo. Sua tranquilidade é abalada quando Clara descobre um diário especial. Na certeza de estar com uma lembrança de sua mãe, ela precisa enfrentar a descrença de seus irmãos. O que eles não podiam imaginar é que aqueles escritos guardam um grande segredo: famosos seres do folclore brasileiro estão mais vivos do que nunca!

Em um novo mundo, cheio de seres fantásticos, lendas brasileiras e guerreiros o trio, acompanhado pelo seu melhor amigo Diego, terão que se preparar para enfrentar um vilão frio e seus terríveis capangas, os temidos Águias, enquanto a ameaça de um espião os espreita.


Graham – Continente Lemúria

Vinícius Fernandes


Sinopse:


Peter Graham é um caçador de vampiros, mas não foi sempre assim. Antes era um rapaz homossexual que enfrentava as dificuldades de uma sociedade dividida entre a aceitação, o respeito e a repugnância. Tinha amigos, amores, preocupações e medos como qualquer jovem.

O novo Peter é frio e destemido ao lutar por seu objetivo: aniquilar o maior número de vampiros possível. No entanto, seu propósito sofre uma reviravolta quando se vê obrigado a realizar a missão de caçar e matar um lobisomem. O que Peter não esperava era se apaixonar por ele e acabar por descobrir um segredo muito antigo que poderá ajudá-lo em sua busca.

Narrado entre presente e passado, O Continente Lemúria vai montando um quebra-cabeça e levando o leitor a desvendar os mistérios que rondam a vida de Peter Graham, até chegar no ápice de sua história de modo surpreendente.


Destinatário Fantasma

Priscila Gonçalves


Sinopse:


ESSA NÃO É UMA HISTÓRIA DE TERROR, pelo menos para você. Para a Helena é um pesadelo.

Depois de escapar da morte, uma garota descobre que existe um véu separando os humanos de uma verdade assustadora: Nós estamos sendo atacados pelas sombras, seres metamorfos que se alimentam da dor humana, e agora é ela a encarregada de selecionar os soldados fantasmas que lutam dia e noite para nos defender.

Acontece que Helena nunca quis ser uma heroína ou ter uma missão, mas entre soldados sendo zumbificados e as pessoas que ela ama se tornando alvo das sombras, a garota terá que escolher o que é mais importante: proteger quem ela queria ser ou quem ela é.


O mago revolucionário

Rafael Marques de Albuquerque


Sinopse:


Magos são perseguidos como terroristas. Há boatos de uma revolução armada. Um pescador melancólico não tem nada a perder, a não ser suas correntes.

Ao saber do sequestro de seu melhor amigo, Canael chantageia os investigadores de Tolita para participar do resgate. Em sua aventura até a metrópole de Durmastemi, ele escapará da morte, cavalgará um tamanduá-bandeira gigante, confiará em pessoas perigosas e descobrirá que a magia não é apenas uma lenda.

Quando encontra um misterioso monastério, descobre que o treinamento mágico pode influenciar o futuro de sua cidade. A história será escrita com a ajuda de seres poderosos e ocultos, que definirão qual corrente revolucionária triunfará.

A neutralidade não é mais uma opção.


A ponte entre os dois mundos

Wallace Willian de Sousa


Sinopse:


Mudar-se para uma nova cidade pode ser difícil, principalmente quando o passado se recusa a nos abandonar.

Tatiana cresceu em uma colônia de imigrantes do Leste Europeu no sul do país, tendo sua infância preenchida pelos seus pais e avós com contos, canções e festejos tradicionais da terra de onde vieram.

Quando ela precisa se mudar para o Mato Grosso do Sul, abraça a oportunidade de ser aquilo que considera ser uma adolescente normal e popular. Contudo, pesadelos e alucinações começam a atrapalhar seu sono e logo ela percebe que estão relacionados aos contos de fadas que ouvia na infância e que, de alguma forma, tomaram vida e agora a assombram.

Para enfrentar esses desafios, tanto sobrenaturais quanto mundanos, ela recorre à magia dos Terena, uma tribo indígena nativa da região onde agora vive, para enfrentar a magia estrangeira presente em seu sangue. Assim, unindo dois mundos, ela embarcará em uma jornada de autoconhecimento sobre preconceito, tradição e família.


Termino aqui com uma célebre frase da série: “O universo é muito maior do que você imagina”


Já leu algum desses livros? Gostaria de ler algum? Qual sua expectativa para a nova temporada da série?

Comente aqui!







Margarida Marcos

Autora Pendragon

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page