top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Qual a relação entre livros e o reality show Big Brother?

Hey, brothers! Hey, sisters!

Vem aqui que vou te contar algumas curiosidades!




Todo início de ano as pessoas aguardam ansiosamente o reality show Big Brother Brasil. E com o início dele vem a famosa polêmica: Quem assiste esse tipo de programa televisivo não possui o hábito da leitura, portanto não tem cultura. Será mesmo?


O nome “Big Brother” e o formato do programa foram inspirados no livro “1984,” um clássico do escritor britânico George Orwell. Ele descreve uma distopia em que todo cidadão está sendo vigiado pelo “Grande Irmão” (“Big Brother”, em inglês), cercadas de "teletelas", ou seja, aparelhos que seriam televisões, câmeras de segurança e microfones ao mesmo tempo.

Na história do livro, “O Grande Irmão” é líder do partido político totalitário “Ingsoc” que comanda a sociedade. Ao longo da ficção distópica, o slogan “O Grande Irmão está te observando” (The Big Brother is watching you”) é constantemente destacado. Nessa sociedade, o individualismo é perseguido e a liberdade de expressão é entendida como um “crime do pensamento”, julgado pela “Polícia do Pensamento”. histórico.

Interessante, não é mesmo?


Outra curiosidade relacionando livros e o reality é que em edições antigas os participantes tinham autorização para levarem livros para dentro da casa, enquanto estivessem confinados. Contudo, na edição de 2020 a posse de livros foi banida do programa. Os responsáveis chegaram a conclusão que a leitura se tornava válvula de escape aos participantes do BBB e obstruía a interação entre os confinados.

Por fim, sabia que vários ex-participantes lançaram livros? Seguem alguns:

Gil do Vigor – Tem que vigorar” de Gilberto Nogueira. Neste livro, Gil fala sobre como se aceitou, venceu os desafios e conquistou seus sonhos.

Viih Tube – Todo amor tem segredos”, mostra como a youtuber superou o cancelamento da internet, muito antes de entrar para o BBB.


A campeã do BBB 20, Thelma Assis, lançou seu primeiro livro em 2021 intitulado “Querer, poder e vencer. A médica, digital influencer e apresentadora, conta como o racismo e o machismo permearam suas experiências de vida. O livro conta com prefácio da atriz Taís Araújo e do escritor e apresentador Manoel Soares.


“Olá, Caderno”, foi escrito por Manu Gavassi antes da participação da artista na 20ª edição do programa. Inclusive, a participação dela no Big Brother Brasil alavancou a venda do livro, que aborda Nina e suas reflexões adolescentes no último ano do ensino médio.

Uma das protagonistas da trama amorosa do BBB 7, Fani Pacheco, conta mais detalhes no livro Diário Secreto de uma ex-BBB. Lembrando que Fani também participou da 13ª edição do reality.

Parece que livros e Big Brother tem mais em comum do que pensamos, não é mesmo?


Comenta aqui qual dessas curiosidades você já conhecia e se já leu alguns desses livros.








Margarida Marcos

Autora Pendragon

174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page