top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Vamos falar sobre a "Violência gráfica?"




Hoje em dia existem os mais variados tipos de filmes e séries que permeiam no terror e seus subgêneros e cada um deles tem um tipo de violência que é transmitida ao telespectador. Ou seja, a violência gráfica é todo tipo de descrição visual acerca dos atos violentos na ficção. Mas calma! Nem toda violência é considerada gore (sangrenta). Existem os níveis que são distribuídos de acordo coma classificação etária das obras. Veja a seguir:


+ 14 Anos

As cenas descritas e visuais não são profundas e detalhadas, é considerado um nível leve e com ausência de detalhes, geralmente os atores fazem apenas uma coreografia dos movimentos dando um foco mais na ação da cena. Exemplos: O Senhor do Anel, Harry Potter e a Ordem da Fênix.


+ 16 Anos

Considerado por muitos um nível comum, onde as cenas são mais trabalhadas e já contam com um teor a mais de sangue, ainda assim há a ausência de detalhes explícitos. Exemplo: John Wick, Pânico.


+18 Anos

Destinado exclusivamente ao público adulto, nessas obras encontramos cenas explícitas de sangue, violência e tortura com maior descrição e detalhamento. Exemplos: Jogos Mortais, Clímax, Ninfomaníaca.


Gore

As obras destinadas a essa classificação são obras que causam repulsa, trazendo uma violência grotesca, nua e crua com grande volume de detalhes nas cenas e geralmente com temas pesados. Exemplos: Mártires, Boa Noite Mamãe (versão europeia), Terrified.


Extreme

Criado a partir do cinema francês, que é referência no assunto, o termo surgiu depois que alguns filmes começaram a serem lançados com a classificação “New French Extremity” que é o nível mais extremista de violência que possa imaginar, algo que vai além do gore e que envolve temas perturbadores como: estupro de vulneráveis, zoofilia, necrofilia etc. Exemplos: A Serbian Film, A Invasora e A Fronteira.


E você? Quais níveis de violência gráfica já presenciou? Conta aqui pra a gente nos comentários.





Landerson Rodrigues

Autor Pendragon

408 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


tiagobarreto16
24 févr. 2023

Muito bom. Nada sabia desses detalhes a cerca da classificação dos filmes. 👏👏

J'aime
bottom of page