top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Você sabe o que é uma Dark Fantasy?

Se você já ouviu esse nome e quis saber o que é, chegou a hora!


Primeiro vamos deixar claro que quando falamos de Dark Fantasy não estamos falando apenas de livros, ok? Essa é uma categoria usada para classificar uma vasta rede de elementos fantásticos não só da literatura, mas dos games, filmes, animes etc.


Mas falando sobre a literatura Dark F. podemos começar dizendo que esta encaixa-se como um subgênero da Fantasia, primordialmente caracterizado por elementos fantásticos que fazem conexão com o horror, estranho ou chocante. Justamente por abranger vários elementos semelhantes ao gênero de Terror é que não há um consenso fechado sobre qual seria a diferença primordial entre um livro Dark Fantasy e um do gênero primo. No entanto, o elemento "fantástico" pode ser a chave para destrinchar entre o horror comum e adentrar a essa nova categoria da fantasia.


Uma das características principais em uma Dark F. é a presença de um enredo que é composto por ficção, e abriga nela um mundo que possui algo de devastador/ consumidor que rege toda trama. Esse elemento pode ser uma magia poderosa maligna, criaturas mágicas sanguinárias, um ser sobrenatural que faz referencia a um mal encarnado, enfim, algo que desperte a sensação no leitor de que as leis que governam o mundo dentro do livro não estão sobre o controle dos personagens, são elas que controlam o universo em si.


Como grandes referências da Dark Fantasy nós temos as obras como "The Witcher", do autor Andrzej Sapkowski, alguns clássicos do aclamado Stephen King como " A torre negra, o pistoleiro" e mais recente "Triologia dos espinhos: King of Thorns" do autor Mark Lawrence.


Outro fator importante que deve ser ressaltado é que não basta conter elementos fantástico que causam medo como, por exemplo, um vilão sem escrúpulos que aparece no começo e no fim da trama tentando aniquilar os mocinhos. O ambiente e a constituição do fantástico no geral precisam despertar no leitor as sensações do medo, horror, choque e/ou até mesmo o nojo. Se trata de um emaranhado de detalhes que fazem a constituição da obra despertar tais sentimentos.


Dessa forma, nas Dark F. nós provavelmente não vamos encontrar a exaltação do herói e sim de personagens que transitam para o sombrio. Os protagonistas são muitas vezes atingidos por essa força que parece pairar em volta do universo e tem ações que raramente podemos caracterizar como "heroísmo", estando muito mais perto da realidade dos geralmente chamados de "vilões".


Se interessou pelo tema? Conheça as nossas fantasias que se enquadram (ao menos com uma pitada do horror) nesse subgênero de Dark Fantasy!




E se você já leu alguma delas, comente aqui de qual gostou mais!









Nathália P Andrade

Autora Pendragon

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page