top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

Young Adult ou New Adult?


Você sabe a diferença entre eles?


Para responder essa pergunta devemos primeiro nos envolver na explicação mais detalhada sobre o que são os gêneros literários. Para começar, é bom que você saiba, leitor, que eles são divididos entre Clássicos e Modernos. Os gêneros clássicos são divididos entre Líricos, Épicos e Dramáticos! Já os Modernos são popularmente mais conhecidos e categorizados em Romance, Novela, Conto, Crônica, Poema entre outros.





Interessante?! Bom, talvez você aprecie saber que é dentro do Romance que se encontram os grupos de subgêneros que tanto ouvimos falar. Nele, vamos ter a divisão de categorias temáticas, no básico, aquelas que são separadas por temas. São elas a ficção científica, policial, fantasia, distopia, infanto juvenil, erótica, terror... (etc. porque você já entendeu o espírito da coisa!)


Para facilitar ainda mais a separação de temas, nós podemos encontrar as categorias temáticas de Young Adult (o famoso YA) e também de New Adult. Mas elas existem justamente para diferenciar duas abordagens diferentes da juventude dentro de uma história.


No Young Adult nós vamos ter tramas que envolvem personagens jovens em vivências relacionadas ao início da adolescência, abordando temas como dúvidas em relação ao futuro, descoberta da própria personalidade, sexualidade, relação afetiva familiar, primeiro amor e amizades escolares. Esse estilo de livro visa alcançar público entre os 14 e 20 anos e as complexidades e dramas da história vão girar em torno dessa faixa etária da vida.


Enquanto isso, no New Adult nós vamos nos deparar com uma faixa etária mais madura, dos 20 aos 25 anos de idade e as questões trabalhadas na trama estão mais relacionadas a temas mais adultos como traumas, crescimento pessoal, relacionamentos abusivos, violência e transtornos psicológicos. O crescimento pessoal dos personagens acontece, assim como no YA, mas aqui ele ganha um toque mais intenso, sendo que os protagonistas encontram questões que muitas vezes os levam a desvendar de forma mais profunda seus medos e anseios.


Na nossa editora você pode contar com livros YA como "Nas garras das trevas", "Em algum lugar dentro de mim" e "Para onde vão os suicidas".





Quanto aos New Adult, você provavelmente vai se encantar com "A casa das Hostesses", "Somos ninguém” e “Sacanas do Asfalto".




Dos dois, qual vocês preferem? YA ou New Adult? Comenta aqui com a gente, vamos levantar esse debate!





Nathália P Andrade

Autora Pendragon

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page