Gêneros literários

March 1, 2016

 

Olá, leitores!

 

Hoje venho compartilhar um pouco do que penso acerca de gêneros literários, afinal, se existe uma dúvida pertinente que autores têm na criação de um livro, em grande parte ela trata da escolha de um gênero no qual o seu estilo de escrita se encaixa.

 

Como muitos sabem, há diversos gêneros e subgêneros literários com os quais um autor pode se familiarizar. Citando alguns exemplos das variáveis dentro do gênero Ficção, podemos encontrar Fantasia, Terror, Drama, Distopia, Romance Policial, etc.

 

Mas por que tamanha importância acerca da escolha de um gênero? Não somos livres para escrevermos o que bem entendemos?

 

A resposta é sim, temos tal liberdade, contudo o mercado editorial é exigente para aqueles que escolheram seguir o longo caminho da publicação de livros. Seja de forma independente ou com o trabalho conjunto com uma editora, não há dúvida do quão importante é saber qual público o autor deseja tocar com as suas histórias.

 

Certa vez participei de um evento literário em que assisti a uma palestra que editor Rafael Goldkorn (Ed. Valentina) ministrou, a convite da autora Tammy Luciano. Lembro que naquela oportunidade em que ele foi incisivo nas suas palavras, todavia deixou bem claro como funciona a visão de editores do mercado editorial, tanto internacional quanto tupiniquim. De acordo com ele, todo autor precisa, no mínimo, ler um número considerável de livros do gênero com o qual se familiariza. Obedecer a este conselho é um bom início, pois assim se vê de perto como escrevem os autores que podem servir de inspiração para tantos outros.

 

Obs: esta crônica não versa sobre copiar obras de sucesso, longe disso. O assunto está mais para o processo de refinamento do seu modo de escrever.

 

Como disse no meu post anterior deste blog, o ofício de escrever hoje em dia abrange todo um processo de estudos. O autor iniciante que realmente quer publicar as suas histórias não tem que se sentir preso aos gêneros e subgêneros contidos no mercado em que está mergulhando, na verdade tem que estar preparado para entender os elementos que compõem a sua história para que ela efetivamente agrade todas as partes envolvidas.

Please reload

Colunas
Posts Recentes