Vantagens e Desvantagens da Solidão

March 22, 2016

 

Sobre estar só:

Tenho certeza
Que algumas borboletas
Já desejaram voltar
Para os casulos
”.
- Zack Magiezi

 

Vivemos em meios sociáveis que exigem muito de nós mesmos. Diariamente temos de conviver com diversas pessoas diferentes em dezenas de círculos diferentes. Reuniões de trabalho, encontro com amigos, meios familiares, envolvidos por redes sociais, dentre muitas outras situações.


Mas há apenas um momento de repouso para nosso corpo e nossa mente que é capaz de trazer para nós mesmos à calma e o sossego que tanto precisamos.
E é neste momento que nós nos sentimos completos e repletos de paz.
Quando estamos enfim sós.


Encontramos dentro de nós mesmos o equilíbrio e um modo para nos desconectarmos com toda a agitação do cotidiano. E podemos fazer isto apenas quando estamos sozinhos, longe de todo o mundo e todos os problemas lá fora. Fora de nossa mente e fora de nosso corpo ficam todas ás tarefas, deveres, metas e obrigações que temos com nós mesmos e nossos círculos pessoais.


Mas ás vezes precisamos nos desligar destes círculos e nos conectarmos diretamente com o vazio que há dentro de nosso Ser.


Existem diversos pontos positivos em estarmos sós. Podemos aprender quem realmente somos com nós mesmos, podemos encontrar um equilíbrio e uma paz interior surpreendente que também pode completar toda a solidão que há em nós.


Mas também existem desvantagens em estar só. Tudo depende de como a pessoa encara a solidão. Alguns entendem que estar sozinho é algo perigoso, não ter algo, alguém ou um objetivo que o complete e encha sua vida de sentido e razão para que você não esteja mais só, vivendo apenas em um ponto vago e monótono que você precisa viver diariamente.


Algumas pessoas encontram mais sabedoria e calma quando estão solitárias, e outras precisam ser amadas, sentirem-se amadas e serem completas estando com outras pessoas. Muitos que se sentem sozinhos e vazios acabam caindo no terrível poço da depressão e dentre alguns, sempre haverá um que verá um ponto de luz que o guiará de volta, percebendo que o que há a abaixo do poço não é agradável e que talvez estar sozinho não seja tão terrível quanto muitos dizem por aí.


Estar só não é estar completamente sozinho, longe do mundo e de outras pessoas, é estar sozinho consigo mesmo, vivendo, aprendendo e encontrando o equilíbrio dentro de si mesmo. E talvez seja preciso uma vez ou outra ser um pouco solitário para você encontrar a resposta que tanto procura ou a razão em sua vida, e notá-la que melhor razão existe para viver se não for viver sua vida por você.


Existe um mundo vasta além disto tudo. Além de se estar com alguém que lhe ame, ou apenas fazer algo que você ama. Ás pessoas precisam notar que ás vezes é preciso estar só para depois saberem o que não é estar só e conseguirem viver com alguém.


Ás vantagens e desvantagens de se estar só são ilimitadas, no entanto tudo depende de como você irá encarar os riscos e desafios que virão em sua estrada.


A solidão pode vir como algo ruim na vida de muitas pessoas, mas na vida de outras, estar só não é ruim, na verdade estar só pode ser a melhor coisa que ás aconteceu, pois estando sozinhos em equilíbrio consigo mesmos puderam notar que tudo o que precisam em sua vida não está apenas ao seu redor, em bens materiais, sabedoria, conhecimento ou no convívio com outras pessoas.


Ás vezes a solidão não significa se isolar, mas sim se encontrar.


O Coração - II (Orlando Neves)

A solidão é perfeita como um rasgo entre 
as nuvens, ao último sonho. A solidão
que se cala em teu fundo e vai envelhecendo 
na terra perdida do som descompassado. 

Te guardas na intimidade dos armários, 
onde a paz é negra e se desagrega a luz. 
Nunca foste mais do que uma ficção, matriz 
de riso e sombra, um poço verde, teorema 

de ilusões, engrenagem de poentes roxos. 
E, agora, frouxo, já nada designas ou 
desenhas. És, apenas, testemunha efêmera 

e longínqua, trovão engolido de Deus, 
fingidor ferido de doces cantos, mentira 
precária nas cordas de uma harpa febril.

 

Please reload

Colunas