O que é felicidade?

April 12, 2016

 

 

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

 

- Augusto Cury

 

Muitas pessoas se permitem questionar: “O que é felicidade?” e “Como uma palavra tão pura e genuína pode ter tantos significados?”

 

Para muitos ser feliz é conseguir encontrar o grande amor verdadeiro, é estar contentes e amar si próprio sendo do que jeito que é. Mas para outros ser feliz está muito mais presente em “Ter” do que “Ser”. Para estas pessoas, ser feliz é ter uma vida financeira sempre crescente, é ter muitos patrimônios, mulheres, carros, roupas, sapatos, bolsas, viagens, etc. Mas tudo que o dinheiro compra para ás pessoas é barato, e a paz de espírito de um ser não tem preço.

 

O dinheiro não proporciona felicidade para ninguém. Ele é um meio para que ás pessoas consigam se manter socialmente e para que possam então proporcionar a si mesmos momentos extraordinários.

 

Para algumas pessoas, ser feliz é apenas acordar de manhã e sentir o cheiro da grama molhada, é ouvir o cantarolar dos pássaros, sentir a brisa no rosto vendo o sol da manhã. É caminhar sobre ás ondas, e ouvir seu som. É colocar um sorriso no rosto de outra pessoa, mesmo que esta por si só não lhe retribua o ato.

 

Ás vezes ser feliz é amar ao próximo, mais do que amas a ti mesmo.

 

Ser feliz é brincar e rir muito como uma pequena e ingênua criança, que ainda não cresceu e não conhece metade da maldade sobre o mundo ou sobre a própria sociedade em que vive.

 

Alguns ás vezes se perguntam qual é o segredo da felicidade, e eu lhes respondo que o segredo da felicidade não pode ser buscado ou encontrado apenas em outras situações ou em outras pessoas, mas em si mesmo.

 

A Felicidade é estar em paz consigo mesmo, não vivendo em função apenas dos problemas e aflições do próprio cotidiano. E que pessoa melhor para nos fazer feliz se não nós mesmos?

 

Para sermos felizes, precisamos contribuir não apenas com o próximo, com nossa cidade, com nosso país, ou nossa família, mas com nós também. Somos capazes de nos proporcionar momentos extremamente felizes em nossa estrada, e não precisamos que outra pessoa venha e faça isso por nós, já que nós mesmos podemos e somos capazes de fazer isso.

 

No momento em que encontrarmos o equilíbrio dentro de nosso espírito e de nosso ser interior, neste momento estaremos caminhando em função da felicidade. No momento que deixarmos de nos preocupar tanto com aqueles fatores inválidos e sem importância em nosso caminho, e passarmos a progredir e evoluir como seres humanos, neste momento a sociedade estará marchando em caminho ao rumo da felicidade.

 

Descobrirão então que a felicidade não esteve este tempo todo em outro lugar, esperando que seja descoberta, mas que na verdade a felicidade sempre existiu dentro de cada vida, dentro de cada ser.

 

 

 

“A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.”

- Clarice Lispector

Please reload

Colunas
Posts Recentes