Entrevista Alessandra Tapias

July 14, 2016

A editora Pendragon tem um enorme orgulho de seus talentosos autores e por isso nos dedicamos muito a conhecê-los. Hoje entrevistamos a talentosa escritora Alessandra Tapias, um nome que promete muito sucesso.

 

 

 

Vamos lá.

 

 

EP – Fale um pouco sobre você, sua história, sonhos, objetivos.

 

Eu sou apaixona por livros. Dos clássicos aos mais modernos. Não tenho preconceito com a idade dos livros, muito pelo contrário. Os autores sempre tem algo a dizer. Seja há duzentos anos quanto hoje.

Cresci no meio dos livros e por isso tenho tanta afeição por eles. Meu sonho é que toda criança tenha essa mesma oportunidade no Brasil; ou que pelo menos tenham acesso a eles. Já participei de alguns projetos que levam os livros para as crianças e quero muito que isso se perpetue.

 

EP – Como a literatura e você tornaram-se intimas?

 

Como eu disse os livros e eu sempre fomo um pouco íntimos. Já a arte de escrever é mais recente. E essa intimidade surgiu depois do contato com outros autores. Foram eles que me despertaram a vontade de escrever.

 

EP – Quando decidiu ser escritora? Alguém a incentivou?

 

Por causa do blog (Tô Pensando em Ler) eu fiz alguns trabalhos para outros autores, como leitura beta por exemplo. E isso aguçou minha curiosidade sobre o processo de escrita. Então decidi fazer um curso de Escrita Criativa para entender melhor o que eujá estava fazendo, mas eis que surgiu essa vontade de escrever. Mesmo sem acreditar em mim e na minha capacidade, meus dois professores (Giulia Moon e Walter Tierno) e os outros alunos me incentivaram.

Postei alguns contos no blog e os leitores também me incentivaram muito. E já que todos estavam gostando de “me ler”, resolvi arriscar. E tem sido uma agradável surpresa.

 

EP – Como funciona seu processo criativo? Você tem hábitos ou manias?

 

Tenho muitas ideias o tempo todo, e gravo todas elas na minha agenda.

Quando decido que uma delas está pronta para ser desenvolvida, eu começo a literalmente a conversar com os protagonistas, e deixo que eles me contem o que querem fazer. Coloco essas ideias em bilhetes e vou separando como se fossem capítulos. Cada bilhete é um plot. E quando acho que todos os plots já estão prontos, começo a escrever.

Parece confuso. E é mesmo. Mas tem funcionado.

 

EP – O que te inspira no momento da construção de suas obras?

 

As pessoas e as músicas. Conversas alheias no ônibus (Sim, eu fico prestando atenção na conversa dos outros), fofocas dos artistas na televisão, histórias que o povo conta. As músicas sempre inspiram muito. Cada personagem teve sua música tocada. Dessa mistura saiu cada uma das histórias.

 

EP – Quais são suas influências literárias?

 

Desde que descobri essa veia literária, minhas maiores influências tem sido Leila Rego e Walter Tierno. Me inspiro muito nesses dois.

 

EP – Alguma técnica para criar personagens e trama?

 

Não que eu saiba. (risos). Vou dar um exemplo: A Marieta (personagem do ebook disponível na Amazon, “Vai Que é sua, Marieta”), nasceu de uma história de uma mulher que perdeu a mala no aeroporto. Pronto. Aí imaginei uma moça que viveu a vida toda na roça e de repente ganha um sorteio de uma viagem para New York com tudo pago. Claro que ela perde a mala no aeroporto, mas não é só isso que acontece, Marieta passa por poucas e boas.

 

EP – Existe alguma mensagem específica que você tenta transmitir aos leitores?

 

Rir. Divirta-se. Tá faltando isso. Ler não tem que ser uma coisa séria o tempo todo. É bom pegar um livro e rir. Assim como é bom rir da vida também. O mundo tá ficando muito chato. Tá faltando diversão.

 

EP – Fale um pouco sobre seu livro e personagens.

 

CONTOS AMARGOS é um livro escrito junto com três amigos que escrevem muito! Não é porque são meus amigos, não; mas eles são feras mesmo!

Nos juntamos para escrever dezesseis histórias que tem o intuito de emocionar o leitor. Cada uma traz uma emoção diferente. É impossível o leitor não se afeiçoar a pelo menos uma das histórias. Essa é a intenção. Que ela toque o coração do leitor e arranque algumas lágrimas.

 

EP – Deixe um recadinho para seus leitores.

 

CONTOS AMARGOS está chegando para que vocês nos conheçam melhor, espero que gostem do que preparamos.

Mas enquanto o livro não vem, eu convido todos para irem até o blog http://topensandoemler.blogspot.com.br/ , toda quarta-feira tem um conto inédito escrito por um de nós no blog. Esses contos publicados no blog são exclusivos e não foram publicados.

Então, se quiser nos conhecer e conhecer a escrita de cada um, basta nos fazer uma visita. Toda quarta, sem falta, um conto novo.

Espero vocês lá!

 

Entre em contato com a autora:

Facebook: https://www.facebook.com/topensandoemler

Página do blog: https://www.facebook.com/blogtopensandoemler/

Página do livro: https://www.facebook.com/contosamargosBlog: http://topensandoemler.blogspot.com.br/

Twitter: https://twitter.com/leletapias

 

 

 

 

Instagram: https://instagram.com/leletapias

 

Please reload

Colunas
Posts Recentes