TAG: 5 personagens Femininas que me marcaram

July 22, 2016

 

Oi Pessoal tudo bem?

 

Então, nesta TAG quero contar um pouco sobre as personagens femininas que me marcaram no decorrer desses anos como leitora. Como a personagem principal do livro A Maldição de Arthur é uma mulher, achei super pertinente o tema da TAG e ao pensar bastante sobre isso percebi que em meu repertório tive mais contato com mulheres fortes do que eu realmente imaginei.

 

Vamos nessa...

 

1 - Scarlett O'hara de o Vento Levou - Essa personagem foi uma das que mais me ensinou sobre leitura e vida. Com ela aprendemos que ser vilão ou ser mocinho é apenas uma questão de ponto de vista e que todos temos um pouco de bem e mal em nós. Vale muito a pena conhecer esta obra e esta marcante protagonista.

 

2 - Clara de A Casa dos Espíritos - Clara tinha tudo para ser uma personagem rasa, uma mera figurante na longa e turbulenta história de Esteban Trueba, mas ela ganhou força e proporções que simplesmente não é possível não amá-la. Uma clarividente que nos emociona mesmo sem a pretensão disso.

 

3 - Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito - Claro que esta determinada e linguaruda personagem não poderia faltar. As pessoas erram, as pessoas amam, julgam... Ninguém é perfeito e Elizabeth demonstra que julgar as aparências é mais um dos grandes erros dos seres humanos.

 

4 - Molly Bloom de Ulisses - Uma das personagens que mais me cativaram nesses anos. Apesar de aparecer mais como "personagem citada" é ela quem define a obra e a torna tão complexa e completa. Definitivamente, James Joyce me fisgou com Molly.

 

5 - Macabéa de A Hora da Estrela - Definitivamente uma poderosa criação da autora Clarice Lispector. Uma mulher que nos ajuda a exprimir aquele grito que prendemos na garganta sobre tudo que há de horror nesta nossa sociedade. Um livro e uma personagem que, ao meu ver, jamais deixará de ser atual.

 

 

 

Please reload

Colunas
Posts Recentes