top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

É Thriller ou é suspense?

Afinal de contas, tem diferença?


Uma grande parcela de autores iniciantes e apreciadores desse tema têm dúvidas com relação a identificação e diferenciação do que é um thriller e o que é suspense.


Para isso precisamos entender o que significa a palavra Thriller, que é um substantivo masculino e que no cinema e na literatura é descrito como uma peça, filme, romance ou qualquer outro enredo de suspense dentro do universo policial de mistério. Em contrapartida, o suspense, que também é um substantivo masculino, é descrito como um artifício que tem como objetivo atrasar, retardar ou parar uma cena momentaneamente em algum ponto crucial para que seja causado um sentimento de angustia e aflição no telespectador, ouvinte ou leitor. Assim, as pessoas ficarão apreensivas com os acontecimentos vindouros na trama.

Então, surge a pergunta: Afinal, suspense e thriller é a mesma coisa?


Isso depende, e muito, de como as coisas serão vistas. O thriller, que é um termo americano e popularizado após os filmes de Alfred Hitchcock, aqui no Brasil é classificado como suspense. Isso entra em ambiguidade assim como o Terror x Horror que por muito tempo foi misturado por erros de tradução e cada um acabou ganhando espaço e definições ao longo do tempo. Nos EUA o termo thriller abrange todos os conteúdos de suspense/mistério e policial, mas ambos não são, na totalidade, a mesma coisa.

No fim das contas, o termo thriller foi criado para nomear um gênero enquanto o suspense é um elemento que pode ser usado para abrilhantar essas narrativas.


Quais as características de um thriller?


No geral, sempre será uma história de mistério, com um ponto a ser revelado, descoberto, moldado no qual foca na ação e em causar tensão no leitor ou espectador para a resolução de algum problema. O mistério permeia através de pistas, no qual um detetive/jornalista/pessoa ou qualquer personagem possa seguir para investigar algum problema na trama, como nos livros de Agatha Christie e as histórias de Sherlock Holmes, por exemplo. Nessas histórias, o thriller vai fornecer todas as informações necessárias para engatar a ação dos personagens e tensão dos expectadores.

Ou seja, todos os thrillers são mistérios, mas nem as histórias de mistérios são thrillers.

No Brasil é comum separar o Thriller do Suspense, onde o último é geralmente aplicado a histórias de mistério e assassinatos, psicológicas e dramáticas. Enquanto nos EUA o termo Thriller abrange as mais diversas vertentes incluindo: distopias, ficção científicas, criminal, espionagem, psicológicos etc.

Ou seja, no geral, o suspense é uma tradução para o thriller na nossa língua.


Landerson Rodrigues

Autor Pendragon

1.485 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Σχόλιο


yomanreaper
10 Φεβ 2023

Excelente e bem mastigado.

Μου αρέσει
bottom of page