top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditora Pendragon

A arte de tocar corações pela Poesia

"Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser." - Cecília Meireles




Formas de expressionismo, movimento, fogo, água, arte... São várias as definições da poesia como meio de expressão artística que transcende as barreiras culturais e linguísticas.

Poesia é sentimento, empoderamento através das palavras, conectadas a cada sensação que estas nos transbordem. Sim, é importantíssimo que aquele que lê esteja aberto, como que de corpo e alma, ao escritor e às suas maneiras de se expressar.

E esse “poder” da poesia reside justamente na sua capacidade de tocar os corações das pessoas, conectando-se com suas emoções mais profundas e ressoando em suas experiências de vida.


Neste post, exploraremos a arte de tocar corações pela poesia e eu quero que você se conecte comigo!

Existem três pontos que vou listar aqui e que creio serem muito importantes àqueles que escrevem, e que acabam por possibilitar uma degustação mais saborosa, quem sabe até mais musical, a este tipo de texto. Vamos lá!


1- A Linguagem da Emoção

Quem aí não concorda comigo que a poesia é uma linguagem que fala diretamente ao coração? Ao nos concentrarmos em explorar a linguagem da emoção, seja através de metáforas, imagens e símbolos, com a poesia conseguimos evocar sentimentos profundos e complexos, que muitas vezes não podem ser expressos de outra forma. É essa habilidade de falar diretamente ao coração que faz da poesia uma forma de arte tão poderosa.


2- A Importância da Empatia

A empatia permite que o poeta se conecte com as experiências e emoções de outras pessoas, permitindo que ele crie poesia que ressoe com elas. É esta empatia na escrita da poesia que permite ao poeta não apenas conexão ao leitor, mas certa forma de compaixão, e até de solidariedade, o que gera senso de pertencimento, além de compartilhamento de experiências e de emoções semelhantes.


3- O Poder Transformador da Poesia

A poesia não apenas toca os corações das pessoas, mas também pode transformá-los, ressoando em experiências de vida, levando-as a encontrar conforto, inspiração e esperança. Já parou para pensar nisso?

Além disso, a poesia pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança social, inspirando as pessoas a lutar por um mundo melhor.

Poetas de ontem e de hoje, cada qual em suas especificidades, deixam rastros, uns de forma mais sutis, outros de maneiras mais marcantes, seja pelo amor, ou pela dor, ou quem sabe até por certa mistura com o fogo da paixão, que pode ser apagado pelas lágrimas de saudades, ou de uma triste partida...


A poesia é uma forma de arte que tem o poder de tocar os corações das pessoas de maneira profunda, empoderada, trans-for-ma-do-ra. Ao explorar a linguagem da emoção e criar poesia empática, os poetas podem criar uma conexão com seus leitores e transmitir uma mensagem de compaixão e solidariedade. Através do poder transformador da poesia, podemos encontrar conforto, inspiração e esperança em um mundo muitas vezes caótico e confuso.

E aí, conte pra gente aqui: Já leu poesias? Qual livro de poesia te marcou? Escreve poesias?

Eu sempre gostei muito, tanto de ler quanto de escrever poesias. Aliás, vou deixar aqui algumas sugestões de livros que a Pendragon tem que te farão flutuar nos ares com o calor dos versos, ou sua suavidade... Esteja à vontade!





Poesias da Pendragon


Agora que te leio_ Sarah Israel

Um abismo atrai o outro_ Gabriel Yukio Goto

Todos os pensos são tortos_ Camila Santana

O arco-iris e o preto_ Anahi Gabriela

O silêncio e o grito e Sem casca_ Thelma Miguel

Eu não quero mais falar sobre você e Melancólico _ André Solidão

Poemas que pensam demais_ Julius Vieira


Acesse nossa loja e adquira já o seu: https://www.lojapendragon.com.br/







Ana Claudia

Autora Pendragon

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page